Esta música se tornou conhecida na interpretação de Jorge Bem, e muitos consideram como sendo dele a composição.No entanto é de domínio público, de autoria desconhecida, e já foi interpretada também por Caetano Veloso, Racionais MC e outros...
Jorge da Capadócia é São Jorge, mártir e “santo guerreiro”, sincretizado com o Orixá Ogum. A Capadócia é uma região da Síria em que acredita-se tenha origem o homem que mais tarde se tornaria soldado do Imperador Diocleciano.
O mesmo que ordenaria seu martírio, assim como de São Sebastião e outros que igualmente são santos e mártires.
São Jorge em vida além de sobreviver a todos os martírios a ele infringidos, sendo finalmente degolado, é conhecido por ter vencido um dragão. Montado em seu cavalo brando e empunhando lança e espada na mão salvou a donzela que mais tarde seria conhecida como “santa salvada”. Os fiéis buscam em São Jorge suas qualidades de guerreiro e homem determinado, sua espada representa as leis divinas e a lança a direção a ser tomada; simbolismo que encontrará analogia com o Orixá Ogum e na mesma medida em que o Santo Católico é esquecido ou colocado de lado na Madre Igreja é aclamado pelo catolicismo popular e nos cultos afro-brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário