FOTOS DA SESSÃO DO DIA 21JAN12
quinta-feira, 7 de maio de 2009
PENSAR, SENTIR E QUERER
1. Pensar, Mente, e Mental Arrúpico ou Abstrato.
2. Sentir, Emoção, e Budhi ou Intuição.
3. Querer, Vontade, e Atmã ou Consciência Integral.
Prof. Adhemar Ramos
O triângulo humano é formado com os 3 ângulos do Pensar, do Sentir e do Querer, e como estas forças têm intensidades diferentes entre si, o triângulo humano sempre se mostra deformado, tendo um ângulo maior e mais aberto e com os outros 2 ângulos obtusos e fechados.
Muito diferente de um triângulo isósceles, onde os 3 ângulos e lados são iguais formando um triângulo equilibrado.
1. Se o ângulo do Pensar predomina, a pessoa pensa muito, e como o sentir e o querer são fracos e obtusos, seus pensamentos são frios e conduzem ao diletantismo mental.
Como o ângulo do sentir é fraco e obtuso, não se consegue avaliar e associar os fracos sentimentos e emoções aos fortes pensamentos, e como o querer é fraco e obtuso também , não se consegue colocar em prática o que o forte pensar desenvolve.
A pessoa só faz planos e mais planos e não os põem em prática, levando ao fanatismo e até a casos extremos permeados de insanidade mental, como idealizar armas, guerras e terrorismos.
2. Se o ângulo do Sentir predomina, a pessoa só quer sentir prazeres sejam eles quais forem, e como o Pensar e o Querer são fracos e obtusos, seus instintos, sentimentos e emoções dominam sua vida.
Como o ângulo do Pensar é fraco e obtuso, não se consegue raciocinar nos riscos e conseqüências dos fortes sentimentos e prazeres, e como o Querer é fraco e obtuso também, não se consegue ter forças para mudar e lutar, tornando-se presa fácil e vítima indefesa das compulsões, dos vícios e dos prazeres condenáveis, e até a estados extremizados como os de viciados em drogas, e praticantes de imoralidades, conspurcações e prostituições dos costumes, religiões e valores éticos.
3. Se o ângulo do Querer predomina, a pessoa só quer agir e ficar constantemente em atividade sem parar, e como o Pensar e o Sentir são fracos e obtusos, seu forte Querer a tranforma num autômato ou máquina que não pensa e que não sente. Como o ângulo do Pensar é fraco e obtuso, não se pensa no que se, faz tornando a vida uma rotina vazia e sem fim e sem planos de mudanças e melhorias, e como o Sentir é fraco e obtuso também, não se consegue sentir cansaço, dor, tristeza e revolta, levando a pessoa a se tornar uma máquina cada vez mais azeitada pela ação, um work-alcoolic, e levando até a estados extremizados de apatia, indiferença, imperturbabilidade e aceitação morta de sua realidade e culminando em problemas psíquicos e desequilíbrios generalizados, que nem médicos e psicólogos resolvem, mas sim e apenas algum especialista em manutenção de máquinas.
O discípulo deve desenvolver e equilibrar o Pensar, o Sentir e o Querer para tornar seu triângulo humano isósceles e equilibrado, com 3 ângulos e lados iguais Quando conseguir isso, automaticamente seu triângulo humano se transforma num triângulo Iniciático potencializado onde o Pensar dá o poder à Mente, o Sentir à Emoção e o Querer à Vontade. E depois, gradativamente, o triângulo Iniciático se transforma no Triângulo do Adepto, onde a Mente desperta a Mente Arrúpica ou Abstrata, a Emoção desperta Bhudi ou Intuição e a Vontade desperta Atmã ou Continuidade de Consciência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário